O que é o Pinterest? A primeira coisa que você deve saber é que não é uma rede social .
O Pinterest é um buscador visual, é um site onde as pessoas vão em busca de inspiração, informações (como o Google), solução para um problema através de imagens.
Você vai publicar um post hoje. Não se preocupe com a aparência do seu blog. Não tem problema se você ainda não tiver dado um nome para ele ou se parecer complicado. Basta clicar no botão “Novo post” e dizer por que você está aqui.
Tire da sua cabeça aquele velho conceito de que o Pinterest é só buscar artesanatos ou receitas, essa “rede sem social” vai muito além disso.
Atualmente é a ferramenta de marketing digital indispensável que todo empresário, site, negócio online precisa atualmente para obter mais visibilidade, tráfego orgânico e vendas , principalmente se você está começando e ninguém o conhece.
Pinterest como funciona
O usuário do Pinterest se destaca porque está procurando algo e está disposto a fazer essa mudança, então ele já tem uma decisão prévia e está determinado a agir . Se o seu conteúdo resolver algum dos problemas, o usuário não hesitará em agir.
Eu explico de forma mais simples, as pessoas não vão ver o que se passa aí, que tropeçam que chama a atenção, não! O usuário irá pesquisar algo e o Pinterest irá mostrar a ele.
Quando o Pinterest mostrar os resultados da pesquisa (Pins) para o usuário, eles serão salvos em painéis (como pastas) que o mesmo usuário organizou por nomes ou categorias.
Você clicará nas informações de seu interesse, que o levarão à página da web ou site vinculado para ler as informações completas, tudo dependerá da sua estratégia, da qual falaremos mais tarde.
Como usar o Pinterest para empresas
Como você, comecei com meu blog e em poucos meses percebi que me posicionar, que ter tráfego orgânico era um processo lento e às vezes frustrante.
Então, comecei a procurar uma maneira de obter mais tráfego para minha página e mais visibilidade para meu conteúdo, então eu sabia que o Pinterest era outra coisa. Comecei a configurá-lo com informações que encontrava aqui e ali, até que criei meu próprio método.
Isso não significa que seja rápido ou que não exija paciência e perseverança, mas garanto que é mais rápido do que qualquer outra plataforma social que você possa usar.
Usando o Pinterest estrategicamente, multipliquei a visibilidade do meu blog, aumentei minha lista de assinantes e isso me ajudou a me posicionar no Google… todos nós sabemos como isso é difícil!
Termos do Pinterest que você precisa saber antes de começar
PASTAS
Você pode pensar nas pastas como quadros de avisos que você pode colocar em sua casa. É aqui que você publica novo conteúdo que acha interessante, útil ou inspirador (ou todos os três).As pastas são baseadas em categorias. Por exemplo, você pode ter uma pasta chamada “Maquiagem”. Todas as informações de maquiagem, etapas, tutoriais, etc. será postado nessa pasta. As pastas mantêm você organizado e ajudam as pessoas a encontrar seu conteúdo.
PASTAS SECRETAS
Elas são pastas privadas para ideias que você deseja coletar, mas não deseja compartilhar com seus seguidores. Você também pode fazer pastas privadas para projetos pessoais que não fazem parte do seu nicho. Ninguém pode ver essas postagens, a menos que você as torne públicas mais tarde.
Você pode ativar e desativar essas pastas nas configurações.
COMPARTILHAMENTO DE PASTAS
São pastas onde as pessoas que estão dentro podem colocar pins. Você mesmo pode criá-los e pedir que outras pessoas se juntem a sua pasta. Você também pode ser convidado a participar de fóruns criados por outro pinner. Essa é uma ótima maneira de divulgar seus pins para mais pessoas.
PIN
Um Pin é a “postagem” que você adiciona as suas pastas. O ponto focal é uma imagem vertical que inclui um link redirecionado para uma página da web externa, como uma página de destino, postagem de blog, vídeo, loja Etsy, etc.
REPIN
Repin é o que alguém faz quando salva um de seus Pins em uma de suas pastas. É assim que os Pinadores compartilham os pins de outras pessoas com seus amigos e seguidores. É como “Compartilhar” no Facebook ou “Retweetar” no Twitter.
DESCRIÇÃO DO PIN
Neste espaço, você tem 500 caracteres para dizer ao seu público sobre o que é o seu pin. Você pode incluir uma frase de chamariz e 5 hashtags.
COMENTÁRIOS DE PIN
São iguais às de outras redes sociais, como Instagram ou Facebook. Você pode deixar um comentário sobre os pins que achar interessantes ou para mostrar como eles foram úteis para você. (Ter ou não comentários em seus pinos não interfere no algoritmo do Pinterest)
BOTÃO «PIN IT»
Este é um widget ou plugin que você adiciona ao seu site para tornar mais fácil para os visitantes a publicação de seus artigos em um de seus painéis. Eles simplesmente clicam no botão Fixar e o artigo é salvo para visualização posterior. Existem vários plug-ins que você pode adicionar ao seu site WordPress para criar um botão de compartilhamento de mídia social.
Se você não possui uma conta no Pinterest, pode abri-la facilmente clicando aqui .
[…] postagem anterior do Pinterest Business “8 TERMOS DO PINTEREST QUE VOCÊ PRECISA SABER” Falei um pouco sobre essa plataforma, hoje quero explicar como você pode criar sua conta, caso […]